Social

Inscrição INSS 2018: Como fazer a inscrição na Previdências Social

Muitas pessoas acham que é difícil realizar a inscrição INSS 2018, mas se engam, pois é muito simples!!! Neste post iremos lhe deixa informado sobre quais são os requisitos, como solicitar a inscrição INSS 2018 e como se inscrever. Continue conosco!!

A inscrição é a possibilidade que todo o cidadão brasileiro tem de se cadastrar junto ao INSS, e assim, obter o seu Número de Inscrição do Trabalhador, o chamado NIT. 

Inscrição INSS 2018

O NIT serve como uma espécie de identificação do trabalhador como Contribuinte Individual, por isso é muito importante para a inscrição, pois é por meio dele que o sistema consegue identificar cada pessoa de forma mais fácil e rápida. 

Quem já possui o número do PIS, PASEP ou NIS, não é necessário fazer a inscrição, basta apenas usar o número do mesmo junto à Previdência Social. 

Abaixo, você terá mais detalhes sobre a inscrição INSS 2018.


Quais são as condições para realizar a inscrição na Previdência Social?

Atualmente existem duas condições para realizar as inscrições INSS 2018. São elas:

  • Filiado: é quem deseja contribuir para o INSS, de forma obrigatória ou por livre e espontânea vontade, ou seja, como contribuinte facultativo. A idade mínima para contribuir desta forma é de 16 anos. 

  • Não filiado: Dever ser pessoas que tenham menos de 16 anos, ou todos aqueles que precisam inscrever-se na Previdência sem necessariamente contribuir (como por exemplo, beneficiários, tutores, curadores, entre outros).


Quais os principais requisitos para inscrição INSS 2018?

A primeira e mais importante exigência para se inscrever no INSS, é não está vinculado com programas do governo, como o PIS/PASEP e NIS. 

Algumas outras regras também devem ser levadas em conta no momento da inscrição INSS 2018. Confira quais são elas:

Na condição de filiado

  • Possuir no mínimo 16 anos no ato da inscrição;
  • Será necessário informar em qual das categorias ele se encontra: Contribuinte Individual, Facultativo, Empregado Doméstico ou Segurado Especial, bem como a atividade exercida (conforme lista disponibilizada). Mesmo que seja na condição de Facultativo, o cidadão deverá informar o campo atividade, como por exemplo “dona de casa”. 

Na condição de não filiado:

  • Não exige idade mínima;
  • Será obrigatório o cidadão informar uma categoria dentre as opções de dependente (para fins de recebimento de benefício), representante legal, procurador ou componente de grupo familiar para benefícios do tipo BPC – LOAS.



Documentos necessários para a realizar o cadastro INSS

Em todas as inscrições, sendo elas realizadas pela internet ou pelo número de telefone 135, não é necessário informar ou enviar quaisquer documento ao INSS. Mas, será de suma importância que as informações solicitadas estejam todas corretas, para que assim, seja gerado o número de inscrição. 

Lembrando que o INSS pode pedir a qualquer momento que as informações que foram preenchidas, sejam comprovadas por possuírem teor declaratório. Por isso, fique bastante atento em relação aos seus dados. 



Como solicitar a inscrição INSS 2018?

Como você já está ciente de todas as informações necessárias para realizar as inscrições INSS 2018, chegou a hora de saber como solicitá-la. 

Saiba como realizar nas condições de filiado e não filiado. 

FILIADO (Contribuinte)

  • Acesse o site oficial da Previdência ➟ Clicando aqui;
  • Em seguida, clique na opção Inscrição e na sequência em Filiado;
  • Após isso, basta preencher corretamente o formulário com todos os dados solicitados. 

NÃO FILIADO (Não Contribuinte)

Nesta condição basta apenas ligar para o número de telefone 135 e fazer o requerimento ao INSS. 

Se caso as informações passarem por mudanças, voltaremos a atualizar este post!!

Últimas Notícias

  • Entretenimento

Inscrições Plateia The Noite 2021: Inscrições Online SBT

Para participar da plateia de um dos programas mais badalados do SBT, você tem que fazer parte das inscrições plateia The…

3 anos ago
  • Entretenimento

Olimpíadas do Faustão 2021: Inscrições Online Globo

As Olimpíadas do Faustão 2021 são transmitidas na emissora Globo, no programa Domingo do Faustão. As provas são extremamente difíceis e divertidas,…

3 anos ago
  • Entretenimento

Gincanas do Silvio Santos 2021: Inscrições 2021

Se você gosta de diversão e desafio, as Gincanas do Silvio Santos 2021 é uma ótima ideia para ganhar aquele dinheirinho. As…

3 anos ago
  • Entretenimento

Inscrições Imitadores Silvio Santos 2021: Como Participar?

Os  inscrições Imitadores Silvio Santos 2021, é um quadro divertido emitido no Programa Silvio Santos. O quadro traz muita música,…

3 anos ago
  • Entretenimento

Inscrições Concurso de Mágicos Silvio Santos 2021: Como Participar?

Se você trabalha como mágico e quer mostrar seu talento para todo o país, basta participar das inscrições Concurso de Mágicos…

3 anos ago
  • Entretenimento

Construindo Um Sonho Domingo Legal 2021: Inscrições Online

O quadro Construindo um Sonho Domingo Legal 2021, foi criado especialmente para aquelas pessoas que sonham com a casa própria. Mas…

3 anos ago