Educação/Emprego

Inscrição Colégio Militar RJ 2019: Datas, Processo Seletivo e Vagas

Para quem desejar ingressar no CMRJ, é de suma importância que esteja ligado à todas as informações referentes a inscrição Colégio Militar RJ 2019, pois é através dela que o candidato estará a um passo de iniciar seus estudos nesta instituição. A seguir, confira todos os detalhes sobre a inscrição Colégio Militar RJ 2019!

Inscrição Colégio Militar RJ 2019

Conheça o Colégio Militar RJ 2019!

Entre os diversos Colégios Militares hoje presente no Brasil, o CMRJ foi o primeiro criado aqui no País. 

Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ) é uma instituição militar de ensino que se localiza no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. O Colégio é uma unidade acadêmica do Exército Brasileiro e é subordinado à Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial.


Como ingressar no CMRJ?

Para ingressar no Colégio Militar do Rio de Janeiro, os interessados tem duas opções. São elas:

  • Concurso público;
  • Amparo Regulamentar.

Os concursos são realizados, anualmente, para o 6º ano do ensino fundamental e para a 1ª série do ensino médio. A cada ano, concorrem, em média, 22 mil candidatos, entre dependentes de militares e civis.

✓ Veja ainda como realizar a sua inscrição ETEC 2019!

Já a segunda opção de ingresso, possibilita a inclusão do candidato como aluno do Colégio Militar independente de concurso, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, dentro do número de vagas disponíveis, considerando a capacidade física, os recursos humanos e materiais deste Colégio.

Abaixo, mais informações sobre! 


Provas Colégio Militar RJ

As provas para ingressar no Colégio Militar RJ são realizadas anualmente. Esse tipo de prova é feita para os interessados em ingressar no 6° ano do Ensino Fundamental ou 1° ano do Ensino Médio. 

 ✓ Participe dos cursos gratuitos da Fundação Bradesco 2019!

Para o processo seletivo, os inscritos devem passar por 3 etapas de classificação e eliminação, obrigatoriamente desta forma:

1. Exame Intelectual, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os candidatos inscritos:

  • Matemática:
    Composta de questões objetivas (itens de múltipla escolha), com duração máxima de 3 horas.
    Língua Portuguesa: composta de questões objetivas e redação, com duração máxima de 3 horas que será realizada somente pelos candidatos aprovados na prova de Matemática.  A redação representará 30% do grau da prova de Língua Portuguesa.

2. Inspeção de Saúde, de caráter eliminatório:

  • Exames feitos por médicos e peritos autorizados pelo colégio. É de responsabilidade do candidato realizar o restante dos exames, como: radiografia do tórax, glicose, hemograma completo, tipagem sanguínea e
    fator RH, sumário de urina (EAS) e parasitologia de fezes (EPF), eletrocardiograma (ECG) e exame clínico e odontológico;

3. Comprovação dos Requisitos Biográficos dos candidatos, de caráter eliminatório:

  • Levar todos os documentos obrigatórios para a supervisão.

Requisitos para realizar a inscrição Colégio Militar RJ 2019

Assim como nos demais Colégios Militares brasileiros, para realizar a inscrição Colégio Militar RJ 2019 é necessário preencher os seguintes requisitos:

  • Ser brasileiro;
  • Ter concluído ou estar cursando: a) o 5º ano do Ensino Fundamental (5º ano/EF), para o(a)s candidato(a)s ao ingresso no 6º ano do Ensino Fundamental (6º ano/EF); ou b) o 9º ano do Ensino Fundamental (9º ano/EF), para o(a)s candidato(a)s ao ingresso no 1º ano do Ensino Médio (1º ano/EM).
  • Estar enquadrado nos seguintes limites de idade:
    1. para 6º ano/EF: – ter menos de 13 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 10 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.
    2. para o 1º ano/EM: – ter menos de 18 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 14 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.
  • Não ter sido excluído disciplinarmente de qualquer Colégio Militar;
  • Ser portador de documento oficial de identificação com foto recente.

Inscrição Colégio Militar RJ 2019

Assim como já mencionamos neste post, o processo deinscrição 2019para o Colégio Militar RJé aberto todos os anos. 

Para realizar este procedimento, o interessado deverá acessar o site oficial do CMRJ, e quando as inscrições estiverem abertas clicar na opção que faz referência. 

Acesse o site

Últimas Notícias

  • Entretenimento

Inscrições Plateia The Noite 2021: Inscrições Online SBT

Para participar da plateia de um dos programas mais badalados do SBT, você tem que fazer parte das inscrições plateia The…

3 anos ago
  • Entretenimento

Olimpíadas do Faustão 2021: Inscrições Online Globo

As Olimpíadas do Faustão 2021 são transmitidas na emissora Globo, no programa Domingo do Faustão. As provas são extremamente difíceis e divertidas,…

3 anos ago
  • Entretenimento

Gincanas do Silvio Santos 2021: Inscrições 2021

Se você gosta de diversão e desafio, as Gincanas do Silvio Santos 2021 é uma ótima ideia para ganhar aquele dinheirinho. As…

3 anos ago
  • Entretenimento

Inscrições Imitadores Silvio Santos 2021: Como Participar?

Os  inscrições Imitadores Silvio Santos 2021, é um quadro divertido emitido no Programa Silvio Santos. O quadro traz muita música,…

3 anos ago
  • Entretenimento

Inscrições Concurso de Mágicos Silvio Santos 2021: Como Participar?

Se você trabalha como mágico e quer mostrar seu talento para todo o país, basta participar das inscrições Concurso de Mágicos…

3 anos ago
  • Entretenimento

Construindo Um Sonho Domingo Legal 2021: Inscrições Online

O quadro Construindo um Sonho Domingo Legal 2021, foi criado especialmente para aquelas pessoas que sonham com a casa própria. Mas…

3 anos ago